Você já ouviu falar do WhatsApp GB? É uma versão “clone” do aplicativo pertencente ao Facebook. Aplicativos como esse geralmente prometem recursos adicionais, como usar dois números de telefone ao mesmo tempo e enviar mensagens com mais moderação. No entanto, não é recomendável usar a plataforma.

 

Nos últimos dias, como alternativa ao WhatsApp original, a demanda por aplicativos atualizados em 2021 e outras variantes como o GBWhatsApp voltou a crescer. Mas não há proteção de dados e garantia de privacidade.

 

O que é?

O GBWhatsApp é um aplicativo android que funciona como uma versão modificada do WhatsApp original. Segundo o dono do aplicativo o Facebook, dono da marca, Que no caso esse aplicativo de mensagens instantâneas é muito popular, Com a marca de 1,5 bilhão de usuários ativos em 2018 e segue subindo. O sucesso significa que programas semelhantes desenvolvidos para conquistar usuários do Messenger – é o caso do GBWhatsApp 2019. Que basicamente, é um clone do serviço original disponível para telefones Android, mas oferece modificações e recursos exclusivos que o original Não tem. Por exemplo, você pode tornar o aplicativo transparente, alterar a cor do cabeçalho e enviar arquivos de áudio de até 100 MB. À primeira vista, a proposta pode parecer interessante, mas o software representa um risco de segurança tanto para você quanto para seu aparelho.

 

Como funciona

Os serviços de mensagens “clones” do WhatsApp geralmente são semelhantes. Além de poder bater um papo com as pessoas, o WhatsApp GB também permite: não exibir nada ao digitar ou gravar áudio, fazer videochamadas com várias pessoas ao mesmo tempo, não permitir que contatos apaguem mensagens enviadas e não mostrar se você leu mensagens e permite que você altere a cor do aplicativo.

Por que não é recomendado?

Nenhuma dessas versões alternativas é o WhatsApp oficial. Muitos deles nem estão disponíveis nas lojas de aplicativos oficiais (Google Play e App Store). Portanto, é impossível saber se as empresas por trás dessas plataformas protegem realmente os dados das pessoas que as utilizam. Sem falar na passagem pelos filtros de segurança normalmente feitos pelas lojas de aplicativos antes de liberar o programa para download.

 

Para o funcionamento, Desses sistemas agora eles podem acessar as suas listas de contatos de amigos e familiares sem te fornecer nenhuma garantia de privacidade, Com a criptografia. A empresa (ou usuário) responsável pelo desenvolvimento do aplicativo “clone” mas conhecido como GBWhastapp utilizou o código-fonte do WhatsApp sem autorização do facebook. Os especialistas em segurança sempre recomendam o uso de aplicativos oficiais baixados diretamente das lojas como Google Play (para Android) e AppStore (para Apple), para que com isso não haja riscos em ter sua privacidade invadidida.

 

fonte : uol.com.br