Na madrugada deste sábado (2), a Virgin Orbit completou com sucesso sua primeira missão noturna, chamada Straingh Up. Um foguete transportando sete satélites deixou o Mojave Air and Space Port, na Califórnia. O lançamento ocorreu às 22h49, horário local, e 2h49, horário de Brasília.
O pequeno lançador de foguetes LauncherOne enviou a unidade para de baixo da terra a ajuda de um Boeing 747 Cosmic Girl, mas ficou preso sob a asa. O avião levou o foguete a uma altitude de 35.000 pés acima do solo antes que o foguete se libertasse e lançasse sua carga útil.
Os sete satélites de pesquisa fazem parte do programa de testes espaciais da NASA. Inicialmente, a missão Straight Up acontecerá na quinta-feira (1º). No entanto, a Virgin Orbit atrasou o cronograma devido o clima do propulsor do foguete. Ela é “um pouco fora dos limites”.
A indústria de Richard Branson tentou cinco vezes o lançamento até agora. Ele só errou uma na sua primeira vez voando na data de maio de 2020. A Virgin Orbit entrou pela primeira vez na órbita da Terra em janeiro de 2021 e carregou uma constelação de satélites em junho do mesmo ano.
A empresa lançadora recebeu da Agência Espacial Brasileira (AEB) licença para operar a partir de sua base de Alcântara, no Maranhão, no litoral do Atlântico Norte do país. A controlada “Virgin Orbit Brasil Ltda” será responsável pelas operações.
fonte : tecnoblog.net