Um título de taxa fixa é aquele em que o investidor sabe qual o retorno que obterá no final do período de tempo, quando o título tiver vencido.
A taxa anual desses instrumentos não está vinculada às principais taxas de juros ou taxas de inflação oficiais. Se você investir 1.000 reais em um título que paga 12% ao ano, você receberá 120 desses reais todos os anos até o vencimento do título.
Esse número não é afetado se as taxas de juro Selic subir ou descer. As taxas de juros e a inflação estão subindo, e os títulos vinculados a esses indicadores estão indo bem. Esses títulos de taxa fixa foram deixados em paz.
Investir em taxas de juros fixas significa que a quantidade de dinheiro que você ganha ou perde depende do que acontece no futuro. Sua lucratividade está em risco porque a segurança do seu investimento não muda com base em um indicador.
Pois a ata do Copom mostra que as taxas-Selic atingiu seu nível máximo. Veja como o mercado reagiu a esta notícia nos minutos seguintes.
As pessoas que gostam de correr riscos vão gostar deste jogo. Algumas pessoas têm a mentalidade de assumir riscos e investir em taxas fixas agora.
A Focus acredita que, se a expectativa de juros básicos for de 11% ao ano em 2023, as taxas fixas não serão atrativas porque continuarão pagando uma taxa mais alta. Se as taxas caírem, os investimentos atrelados às taxas-Selic pagariam menos e as taxas fixas continuariam pagando o mesmo prêmio alto.
No pico da Selic, quem investiu pode se sair bem. O mercado quer títulos com rentabilidade superior aos títulos atrelados às taxas-Selic.
O investimento também incluirá um ativo valioso no portfólio, algo que o mercado pode retirar do investimento antes que o papel expire. Um fundo negociado em bolsa de taxa fixa de curto prazo pode ser um ótimo investimento para especialistas. Riscos associados a investimentos de renda fixa.
Existem muitos fatores de risco nessa estratégia, mesmo que ela possa ser lucrativa. Se a inflação for maior do que o esperado, o banco central pode ter que manter as taxas de juro alta por mais tempo do que o planejado. Esse é o maior motivo para mudanças nos rumos da economia.
Investidores precisam saber que comprar juros prefixados, esperando a queda da Selic, espera um bom controle da inflação no Brasil.
Nas Escolas de Economias de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, o professor de finanças Henrique Castro explica que, se a inflação permanecer baixa e sob controle, os investidores terão altos retornos.
Se o preço começarem a subir, a rentabilidade dos investimentos desaparecerá. Em julho, a taxa de inflação caiu 0,68%, a maior queda desde 1980.
Você quer comprar títulos privados ou títulos públicos? Os títulos públicos mais comumente comprados como parte dessa estratégia de negociação, pois a liquidez das debêntures, CDBs, LCIs e LCAs é menor do que os títulos do Tesouro Direto. Esses instrumentos têm taxas fixas e não tão líquidos quanto os títulos TD.
Os títulos do Tesouro Fixo 2029 e 2025 são oferecidos pelo departamento do Tesouro Direto. De acordo com Francis Wagner, CEO do aplicativo Renda Fixa, o título de 2029 é mais interessante por sua duração mais longa. Isso torna o título mais volátil e pequenas mudanças nas taxas podem ter um grande impacto no preço do título.
- fonte: inteligenciafinanceira.com.br