Cerca de uma semana atrás, o satélite CAPSTONE da NASA escapou com sucesso da órbita da Terra para finalmente começar sua jornada para a lua, que deve chegar em cerca de quatro meses. No entanto, devido aos repetidos atrasos no lançamento de satélites do tamanho de micro-ondas (seis estão temporariamente suspensos, segundo nossa contagem).
Até o lançamento do Rocket Lab, a jornada do CAPSTONE para a lua passou por várias turbulências antes de deixar a Terra. Maxia Peninsula, Nova Zelândia. “Pode demorar um pouco para entrar”, disse Peter Baker, fundador do Rocket Lab, à Associated Press.
“Esse projeto nos levou dois anos, quase dois anos e meio, e foi muito difícil de fazer.] Entregar esse resultado e ver a espaçonave a caminho da lua foi absolutamente épico.” Por causa da chamada chegada do satélite na lua “Atrasada”, a missão CAPSTONE chamou a atenção dos astrônomos.
A missão Apollo 11 de 1969 levou de três a cinco dias para chegar ao satélite. Isso porque, ao contrário do foguete Saturno V que levou Neil Armstrong, Edwin “Buzz” Aldrin e Michael Collins à lua, o foguete Rocket Lab tem “apenas” 18 metros (metros) de altura e está enviando artefatos para a órbita da Terra.
não uma viagem longa – a Terra e a Lua estão a cerca de 385.000 quilômetros (km) de distância. Do ponto de vista astronômico, é muito pouco, mas ainda é um “ponto” muito grande para a escala de nossa percepção. E fica além da nossa capacidade.
fonte : olhardigital.com.br