As técnicas de otimização de jogos para dispositivos móveis serão as culpadas.

A Samsung foi acusada de diminuir deliberadamente o desempenho de milhares de aplicativos em seus telefones. Cerca de 10.000 aplicativos, incluindo Spotify, TikTok e Samsung Pay, serão afetados por limites de velocidade relacionados ao recurso Game Optimization Service, que terá como alvo os jogos. Em nota ao TechTudo, a empresa rejeitou as reclamações, alegando que a tecnologia não afetará outros aplicativos instalados em smartphones.

 

Os usuários também acusaram a empresa de trapacear nos benchmarks, programas usados ​​para medir o desempenho do dispositivo. Quando esses aplicativos estiverem em execução, o telefone usará o processador em seu desempenho máximo, fazendo com que o telefone tenha um desempenho melhor no teste. O recém-lançado Galaxy S22 da empresa será um dos modelos afetados.

 

Uma lista de cerca de 10.000 aplicativos degradados circulou no Twitter e em fóruns coreanos. Possui redes sociais como Instagram e LinkedIn, além de aplicativos de produtividade da Microsoft e Google – como Teams, Word, PowerPoint, Google Keep, Google Docs e muito mais. Mesmo aplicativos da Netflix, Discord e serviços próprios da Samsung – como Secure Folder, Samsung Cloud e Pass – não escaparam.

 

Samsung também acusada de trapacear em testes de desempenho

Embora a lista de aplicativos afetados pelo limite de desempenho contenha 10.000 nomes, nenhum aplicativo de referência foi encontrado. Isso significa que os programas que medem o desempenho do smartphone podem apresentar resultados excelentes que são inconsistentes com a experiência cotidiana dos usuários finais.

 

Um usuário do fórum coreano Clien observou que simplesmente renomear o pacote do jogo para o nome de um dos aplicativos de referência pode melhorar o desempenho. Um youtuber coreano fez o contrário: ele fez um vídeo mostrando o Galaxy S22 Ultra pontuando muito mais baixo no 3DMark depois de mudar o nome do aplicativo para o conhecido jogo “Genshin Impact”.

 

E assim, o smartphone ligou o benchmark, e o GOS interpretou o 3DMark como um jogo, limitando deliberadamente o desempenho da CPU e GPU. O sistema de otimização de jogos ativo resultou em mais da metade da redução de desempenho do dispositivo.

A causa do problema e o que a Samsung diz

Como mencionado acima, o motivo de tantas limitações de desempenho de aplicativos é o GOS, o serviço de otimização de jogos da empresa. A ferramenta fica oculta da visualização padrão do app nas configurações e já está instalada em vários dos modelos da empresa, não tendo como desativá-la. O Android Authority detectou o GOS em vários telefones, incluindo o Galaxy S20 FE e o Galaxy S21 Plus.

 

Em nota, a Samsung rejeitou a hipótese de que o GOS afeta o desempenho do aplicativo. A empresa diz que a tecnologia é apenas para jogos. Ainda assim, disse que planeja atualizar o serviço de otimização de jogos para dar aos usuários mais controle sobre como o recurso funciona. De acordo com informações que circulam no blog do Naver, a empresa levará o assunto tão a sério quanto o Galaxy Note 7, que tem um recall global após relatos de uma bateria explodindo.

 

 

fonte : techtudo.com.br