As tentativas do Facebook para poder otimizar mais ainda os seus algoritmos de inteligência artificial (IA) não é mais novidade para ninguém. Mas, nesta sexta-feira (12), a empresa de Mark Zuckerberg anunciou um novo projeto muito peculiar: Aprendendo com Vídeos, traduzido literalmente como “Aprendendo com Vídeos”. É disso que se trata: use a enorme biblioteca de clipes de redes sociais (e Instagram) para treinar seu sistema de aprendizado de máquina para entender melhor o mundo real que vivemos atualmente.
De modo geral, o trabalho de um algoritmo de inteligência artificial é reconhecer padrões de uma pequena amostra fornecida por um engenheiro de dados humano – seja visual, textual ou audível. Isso torna seus recursos muito limitados, porque é difícil fornecer “materiais de aprendizagem” suficientemente diversos para permitir que o sistema reconheça diferentes tipos de cenas, movimento, ruído e muitas características que existem em nosso mundo físico.
“Aprendendo com streams de vídeo públicos globais em quase todos os países e centenas de idiomas, nosso sistema de inteligência artificial não só melhorará a precisão, mas também se adaptará ao nosso mundo em rápida evolução e reconhecerá as nuances e diferenças de diferentes culturas e regiões. Dicas visuais . Ao ajudar os pesquisadores de IA a se livrar da dependência de dados rotulados, podemos melhorar os produtos e criar novas experiências ”, disse o Facebook.
Embora aprender com os vídeos só agora esteja sendo introduzido globalmente, a empresa disse que testou uma estrutura por seis meses e aplicou o modelo de inteligência artificial aos Reels do Instagram, otimizando recomendações para conteúdo semelhante, e obteve sucesso. Resultados empolgantes. Experimentos comprovaram que existe uma taxa de erro de escrita de 20% no reconhecimento de voz, o que é importante para garantir a similaridade desses tipos de conteúdo.
E quanto à privacidade? O Facebook garante que esses modelos cumprem “nossa responsabilidade de respeitar a privacidade das pessoas”. “Ao integrar esse trabalho no nível de infraestrutura, podemos aplicar consistentemente os requisitos de privacidade em nossos sistemas e dar suporte ao trabalho de inteligência artificial. Isso inclui a implementação de proteção técnica em todo o ciclo de vida dos dados”, complementou a declaração oficial da marca.
fonte : canaltech.com.br