O uso indevido de seus arquivos em qualquer registro pode ser uma dor de cabeça. Com o Mercado Livre, porém, as coisas parecem um pouco mais complicadas. Os clientes do Marketplace relataram que seu CPF estava sendo utilizado indevidamente por terceiros sem o seu conhecimento para criar contas adicionais e cometer fraudes.
A solução da empresa é suspender todos os registros legais e ilegais que prejudiquem os consumidores. Para piorar a situação, eles não podem obter atendimento ao cliente da empresa. O leitor Samuel Diniz Casimiro traz essa história. Ele disse que alguém abriu uma conta no Mercado Livre usando seus fundos de CPF e cometeu várias fraudes.
Acontece que Samuel tem uma conta na plataforma há mais de uma década. No entanto, o sistema do shopping irá unificar o legal e o ilegal, e suspender permanentemente o seu cadastro. Insatisfeito, ele entrou com uma ação judicial e obteve o direito de reativar a conta, mas a empresa não tomou essa medida.
Ao tentar falar com o atendimento ao cliente, Samuel disse que só obteve resposta do bot, que não entendeu a pergunta. “O Mercado Livre é atualmente a maior plataforma de e-commerce do Brasil, então suspender sua conta é uma grande limitação para encontrar produtos e fornecedores que só são revendidos no Brasil”, lamenta.
O caso de Samuel não é o único desse tipo. No Reclame Aqui, há reclamações semelhantes: os clientes fazem uso indevido de seus dados ao criar novas contas, para que não possam mais usar seus registros. Mariana, consumidora de São Paulo (SP), disse que fizeram uso indevido de sua pensão no Mercado Pago, o que gerou uma reclamação contra ela e a suspensão permanente de sua conta.
fonte : tecnoblog.net