O Exército dos EUA realizou um teste do foguete Minotaur-II, que fez com que o foguete explodisse logo após o lançamento. Ninguém ficou ferido e os destroços foram “rapidamente contidos”, segundo um comunicado das forças armadas.
A missão, que ocorreu na Base da Força Espacial em Vanderbilt, Califórnia, foi projetada para apoiar o desenvolvimento do “veículo de reentrada” da Força Aérea, ou “Mk21A”. Eventualmente, o veículo será combinado com um míssil balístico intercontinental (ICBM), que também está em desenvolvimento.
“Sempre temos uma equipe de contingência pronta antes de qualquer lançamento”, disse o coronel Chris Bacom, vice-comandante do Space Launch Delta 30 e órgão de decisão da missão. “Segurança é sempre nossa prioridade número um.”
Traduzido literalmente como “Sentinela” ou “Sentinela”, é o plano de defesa dos EUA contra ataques inimigos envolvendo mísseis intercontinentais, em suma, capazes de lançar mísseis convencionais, nucleares, químicos ou biológicos. Munição de mísseis com alcance de 5000 quilômetros (km). A ideia é que o Sentinel substitua o atualmente obsoleto Minuteman III.
“Embora certos componentes e sistemas auxiliares tenham sido atualizados desde a entrega do Minuteman III no início da década de 1970, grande parte da estrutura básica do sistema continua sendo equipamento original”, disse um relatório técnico do Sentinel divulgado pelos militares.
fonte : olhardigital.com.br