Um grupo internacional de cientistas publicou recentemente um estudo na revista científica Nature Astronomy, detalhando o uso de ‘lentes gravitacionais cósmicas’
para observar uma supernova localizada a 4 bilhões de anos-luz da Terra, um evento incrivelmente difícil de ver. A equipe utilizou uma galáxia na frente da supernova como uma lente gravitacional, permitindo-lhes ampliar a supernova em 25 vezes.
SN Zwicky nomeado após o observatório Zwicky Transient Facility (ZTF), que detectou o evento. Ao detectar os sinais iniciais, instrumentos de óptica adaptativa dos Very Large Telescopes (VLT) e do Telescópio Espacial Hubble foram empregados para verificar a ampliação por meio de lentes gravitacionais.
De acordo com os cientistas, as imagens ampliadas apresentam uma oportunidade para os astrônomos obterem mais informações sobre as características das galáxias, como matéria escura, núcleos internos e outras propriedades. A equipe conseguiu obter com sucesso quatro imagens da supernova de vários pontos de observação.
- fonte: tecmundo.com