A interface muito agregadora do emulador RetroArch é fornecida gratuitamente na Steam. Ele reúne vários simuladores de dispositivos clássicos entre o computador e o console. Após um ano de testes beta, RetroArch é mais fácil de usar do que a versão atual e pode ser usado diretamente em computadores Windows.

A versão do emulador disponível na Steam é muito semelhante à do site oficial. A principal diferença é como os usuários farão o download do kernel que permite ao RetroArch simular diferentes sistemas. Os jogadores não precisam usar o downloader principal no próprio agregador, mas precisam fazer o download da mesma forma que fazem o download do DLC de qualquer jogo da plataforma.

Atualmente, existem dez núcleos disponíveis. Juntos, eles permitem aos usuários simular sistemas como Nintendo Entertainment System, Super Nintendo, Game Boy, Atari 2600, Neo Geo, Sega Saturn, o PlayStation original e Nintendo 64. Outros serão adicionados no futuro, mas você já pode instalar manualmente o sistema necessário.

Os jogadores só precisam ir diretamente para o site RetroArch e copiar os arquivos para a pasta RetroArch em steamapps, de lá para o comum, RetroArch e, finalmente, para os núcleos.

Espera-se que o emulador seja uma vantagem do console portatil Steam Deck da Valve. RetroArch pode ser executado localmente no dispositivo por meio do sistema operacional Steam. Mesmo no Linux, você pode fazer o agregador rodar no Steam Deck.

O videogame portátil da Valve está em pré-venda e deve ser entregue em dezembro deste ano. Existem três versões, uma de 64 GB com mala, a outra de 256 GB com armazenamento rápido e coleção exclusiva de perfis da comunidade Steam, e a última é de 512 GB, que adiciona tela anti-reflexo e tema de teclado virtual exclusivo.

Fontes : olhardigital.com.br