Sem dúvida, a Austrália é o lar de alguns dos animais mais exóticos do mundo. De cangurus a demônios da Tasmânia, de ornitorrincos a emas, a todos os tipos de aranhas e escorpiões, a fauna do país é diversificada. O animal do momento é o caranguejo peludo.
Claro, os caranguejos do mangue brasileiro também têm pêlo. Mas só nas pernas. Encontrado perto da cidade da Dinamarca, na costa sudoeste da Austrália, o animal usa esponjas para cultivar seus pelos peludos e está intimamente relacionado ao mais conhecido caranguejo eremita.
Uma família descobriu o animal e enviou o espécime para Andrew Horsey, curador da Coleção de Crustáceos e Minhocas no Museu da Austrália Ocidental em Perth. Ele acha que o animal é um caranguejo esponja “muito incomum”. “Muito fofo é um presente para nós.
Os caranguejos-esponja são geralmente fofos, mas são mais parecidos com feltro ou veludo do que com um casaco fofo”, disse Horsey em entrevista à Live Science. Ele então contatou o biólogo marinho aposentado Colin McClay, ex-professor da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia.
Um professor que estuda caranguejos-esponja há décadas confirmou que se trata de uma nova espécie. Em comparação com outros crustáceos da coleção do museu, eles notaram que mais quatro espécimes foram coletados entre 1925 e 1983, mas não foram identificados.
fonte : tecnoblog.net