Em meados de julho, o telefone de George-Boubouras começou a tocar sem parar em sua casa em Melbourne, Austrália.
Eles estavam vendo a umas partidas de críquetes na época. Depois que o euro caiu para igualar o dólar, os gestores de fundos e os operadores de câmbio perguntaram a Bou-bouras, chefes de pesquisas da K-2 Asset-Management.
Ele disse a eles para não lutarem contra o dólar agora. O Banco do Canadá aumentou as taxas de juros em 1 ponto por hora após o primeiro aumento, na tentativa de manter sua moeda estável em relação ao dólar americano, juntamente com outros bancos centrais da Europa.
Ninguém esperava esse movimento e, apenas uma hora depois, o Banco Central de Cingapura interveio nos mercados de câmbios e evitar que sua moeda caísse em relação ao dólar americano.
Mitul-Kotecha, estrategistas da T-D Securitie em Cingapura, estava comemorando 25 anos de casamento em um resort na praia da Tailândia.
Enquanto ele estava relaxando com sua esposa, seu telefone não parava de tocar e vibrar com as notícias do caos que acontecia na NYSE. Pois o período de tempo foi insano, disse Kotecha.
O dólar dos EUA tem subido de valor e não viu um aumento semelhante na história moderna.
A razão para isso é porque o Federal Reserve vem aumentando as taxas de juros agressivamente, e esse dólar forte fez com que os preços de importação de alimentos disparassem, afetando a pobreza em todo o mundo.
Também fez com que o governo do Sri Lanka não pagasse suas dívidas e afetou negativamente os investidores e o mercado de ações em todo o mundo. O dólar americano vem subindo em relação a outras moedas há algum tempo, de acordo com alguns índices que acompanham a força do dólar.
Desde meados de 2021, um índice registrou um aumento de 15% na força do dólar. O Fed tem a intenção de aumentar as taxas para controlar a inflação, mesmo que isso faça com que a economia dos E-U-A e do planeta entrem em recessão.
O observador do mercado pensam que não haverá nada que impeça o aumento do dólar, pelo menos no futuro próximo. Paul Volcker liderou os esforços antiinflacionários do Fed nos início do ano 1980, eles que estão circulando rumores sobre um novo Plaza Accord.
Os bancos centrais dos maiores países industrializados concordaram em conter o dólar naquela época.
O dólar pode subir muito novamente, o que causaria enormes problemas no sistema financeiro e muitos outros efeitos negativos. Talvez esse debate volte a esquentar, pois alguma métrica de mercados indicam que o dólar pode disparar mais uma vez.
- fonte: exame.com