O mundo dos investimentos está cheio de conceitos e códigos que os de fora nem sempre entendem. Isso pode assustar alguns traders iniciantes com enorme potencial. Por isso, o BRA propõe desmistificar alguns temas por meio da informação e tornar os mercados financeiros mais acessíveis. Nada mais é do que um Ibovespa atrelado aos juros pela expectativa dos investidores para datas futuras.
Quais são as especificações do contrato de índice? Os índices futuros possuem símbolos de negociação que os identificam e podem ser negociados como contratos completos ou minicontratos. Vamos entender como esses códigos funcionam? Quando falamos de um contrato de índice de futuros completo, a abreviação é IND, enquanto a abreviação de minicontratos de índice é WIN.
Os contratos de índices futuros são negociados em pontos iguais aos futuros de dólares e expiram a cada dois meses (meses pares) nas quartas-feiras mas próximas dos dias 16. Como o nome sugere, é sempre negociado com um período de antecedência. Por exemplo, se estamos em abril, estamos negociando um contrato para junho.
Mes dos vencimentos dos índices futuros: fevereiro, abril, junhos, agosto, outubro e dezembro Prazo: Todas as quartas-feiras até o dia 15 mais próximo Um índice de futuros consiste nas três primeiras letras do símbolo (como acima) + umas letras representando-se os mêses de vencimentos em que irá negociar + dois dígitos representando o ano em que você esta negociando. Imagine que hoje seja 15 de abril de 2020, a data de vencimento do índice. Como vamos negociar? Se for abril, em breve estaremos negociando contratos em junhos (o código “M”). Formando-se a INDM,20 , WINM,20.
fonte: braacademy.com.br