Em novembro de 2021, a NASA lançou a missão DART (Double Asteroid Redirection Test), cujo objetivo principal é destruir um asteroide (ou, mais precisamente, mudar seu curso). A missão inclui colidir foguetes com corpos celestes (!) e testar a capacidade da Terra de responder a possíveis ameaças do espaço.
Pode parecer algo saído de um filme de ficção científica, mas os humanos já testemunharam eventos como Tunguska e NASA, de acordo com um painel de discussão que a agência realizou em 28 de junho, dois dias antes da celebração do Dia Internacional do Asteroide.
Os EUA estão em alerta: “A ameaça do asteroide é real”, disse a cientista da NASA Elena Adams, engenheira de sistemas da missão DART. Adams descreveu a missão como: “Nosso objetivo é atingir um asteroide.” O asteroide Dimorphos que será atingido pela missão não colidiu com a Terra, mas ajudará a demonstrar nossa capacidade de nos proteger de ameaças potenciais.
“Temos a oportunidade de usar nossas habilidades colaborativas em escala global para prevenir desastres naturais”, explicou ele, pedindo ainda que as autoridades mundiais trabalhem juntas para proteger a Terra dos asteroides. A missão DART será lançada em novembro de 2021.
No entanto, levaria um ano para a espaçonave colidir com o asteroide. Se isso provar a diligência da estratégia, a NASA confirmará um método de defesa planetária contra asteroides em roaming que podem ameaçar a vida na Terra.
fonte : olhardigital.com.br