Na Computex 2021, a Dra. Lisa Su apresentou a mais nova tecnologia da empresa AMD para poder melhorar o desempenho do processador do seu computador. Essa nova tecnologia, se chama 3D V-Cache, consiste em “empilhar” uma SRAM de 64 MB, agindo como um cache no topo do processador para expandir o cache L3. Agora, no show da AMD no YouTube “The Bring Up”, o princípio de funcionamento do chip 3D V-Cache é explicado de uma maneira mais simplificada para que todos possam entender.
Conecte os chips V-Cache 3D na parte superior de cada complexo de núcleo, de modo que a memória cache L3 total alcance 192 MB, sem qualquer solda ou operações semelhantes. Apenas a atratividade do cobre entre os componentes pode bloquear o núcleo e os chips V-Cache 3D juntos. Dessa forma, a distância física entre os dois é reduzida em mil vezes e, entre eles, o sinal entre o núcleo e o cache é acelerado. Essa tecnologia reduz o consumo de calor e energia enquanto aumenta a largura de banda.
Na aula, o palestrante usou o TSMC como exemplo do tempo que um sinal leva para passar por um fio de 300 metros e outro de 3 cm de comprimento. Para colocar um chip em outro chip, o chip (a placa semicondutora na qual o circuito é produzido) é “raspado” na parte de trás até que sua espessura atinja 95% de sua espessura original. Em seguida, “apenas” coloque o V-Cache 3D. Devido ao processo de fabricação, o tamanho do processador não mudou.
Na Computex 2021, Lisa Su mostrou um protótipo 3D V-Cache, aplicado ao Ryzen 9 5900X baseado na arquitetura Zen 3, rodando Gear 5 e FPS aumentado em 12%. Segundo o CEO, em outros jogos, o desempenho aumentou 15%.
A AMD confirmou que a próxima geração de processadores Ryzen baseados na arquitetura Zen 3 será produzida usando esta tecnologia ainda este ano. Existem vários rumores conflitantes sobre as arquiteturas Ryzen e Zen 3+ e Zen 4. A única coisa certa é que o 3D V-Cache irá diferenciar a AMD de seu rival Intel.
fonte : adrenaline.com.br