A alíquota do IOF caiu muito lentamente para zero até que uma ordem presidencial do final de julho fez a mudança.
A partir de segunda-feira, sites estrangeiros que aceitam pagamentos com cartões de crédito ou pré-pagos cobram uma sobretaxa. Esse custo extra conhecido como sobretaxa de cartão pré-pago de 6,38%.
No entanto, o pagamento dessa sobretaxa resulta em uma taxa de 5,38% a partir das novas regras em vigor. Isso se aplica a viajantes que fazem compras em lojas localizadas fora do Brasil; o mesmo se aplica às compras com cartões no país ou no estrangeiro.
O sistema tributário brasileiro precisa atender aos padrões da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, ou OCDE.
Consequentemente, eles precisam ter uma taxa de imposto que atenda a esses critérios. Isso levou à criação da alíquota reduzida, que foi posteriormente descontinuada por se mostrar ineficaz.
Comprar itens de sites internacionais custa mais; taxas adicionais normalmente listadas ao lado da compra.
Custos extras são adicionados aos itens comprados em sites estrangeiros. Como fonte de imagem, a Shutterstock forneceu a imagem intitulada Arie Ahnsstamper.
A taxa de Financiamento de Operações Internacionais aplica-se apenas a compras feitas fora do país. Além disso, o imposto se aplica a outras atividades, como empréstimos, compra de moeda estrangeira ou investimento em seguros.
As alterações a este imposto aplicam-se também a quaisquer outras operações por ele abrangidas, como o levantamento de fundos de uma apólice de seguro ou o investimento de fundos noutra conta.
- fonte: tecmundo.com