IEEE (Instituto de Engenheiros Elétricos e Engenheiros Elétricos) é a maior organização técnica e profissional do mundo. Em 2020, uma de suas ações mais importantes foi concluída em 40 anos: o IEEE 802. Por meio dessa organização, a entidade tem papel fundamental no processo de padronização e homologação da tecnologia de rede.
Isso inclui Ethernet, Bluetooth e Wi-Fi, que são usados por telefones celulares, computadores, tablets, consoles de jogos, TVs e outros dispositivos de diferentes fabricantes. Para informações mais detalhadas sobre esta organização, veja abaixo, o projeto IEEE 802 criado em 1980, e saiba mais sobre o futuro dessas conexões.
Ações regulatórias são raras para o público, mas são diretamente responsáveis pela ampla utilização da tecnologia. Isso porque, ao aplicar padrões predefinidos, a empresa permite que diferentes dispositivos se conectem de maneira estável e eficaz. Por exemplo: Se não houver nenhuma ação IEEE para definir esses padrões, qualquer marca “A” pode criar um Bluetooth dedicado, e outro fabricante “B” computador terá seu próprio conector Ethernet e rede, que não pode ser compatível com todos os tipos de Roteador.
Outro aspecto relacionado da contribuição do IEEE é o design da Internet. Sem uma estrutura padronizada que possa ser acessada e adaptada a diferentes tipos de uso, será mais difícil criar uma rede global.
Além de garantir que toda a indústria respeite a base comum, o trabalho de padronização do IEEE também pavimentou o caminho para a compatibilidade das gerações subsequentes de tecnologias. Portanto, por exemplo, seu computador Wi-Fi 6 funcionará naturalmente com um roteador Wi-Fi 5. Com o Bluetooth 4.2, os telefones celulares podem ser emparelhados com telefones celulares Bluetooth 5.0 e placas de rede para PC da mesma forma, tem uma saída Gigabit Ethernet e funciona normalmente através de um cabo conectado a um roteador Ethernet rápido.
Essa garantia de compatibilidade com versões anteriores torna a tecnologia mais acessível e evita que os fabricantes segmentem o mercado com dispositivos com conexões limitadas. Esses fatores também são importantes para controlar os custos e permitir que os consumidores acompanhem o desenvolvimento da tecnologia de rede.
fonte : opcaoinfor.com.br